FANDOM

O Gagapédia é um lugar livre para qualquer um editar e compartilhar seu conhecimento acerca de Lady Gaga. Dentro dessa rede de informações que propomos, visamos sempre uma enciclopédia livre e acessível à todos, e além de recursos acessíveis, são estabelecidos padrões de escrita e estilo que proporcionam mais beleza e uma aparência o mais agradável possível para a comunidade. Embora o estilo não seja o mais importante na escrita de um artigo, ele é um fator importante, porque facilita a leitura e a torna mais agradável, mais organizada, mais compreensível e fácil de editar.

Aqui trazemos o Guia de Estilo, onde você pode não só se familiarizar mais com o Gagapédia mas desfrutar da melhor forma possível de contribuir conosco.

Linguagem e vocabulárioEditar

Ao escrevermos um texto dissertativo, expomos as informações de maneira direta, padronizada e bem explicada, sempre com objetivo de convencer e trazer o entendimento do leitor. Aqui funciona da mesma forma! Procure escrever de forma correta, sem erros ortográficos e com vocabulário normal não se preocupe em escrever de forma formal demais ou simples demais, se preocupe em informar e registrar corretamente aquilo que é exposto.

GrafiaEditar

O Gagapédia é voltado para a gramática brasileira da língua portuguesa, e por isso, podem ocorrer erros gráficos na escrita a partir de um português diferente.

Lady Gaga ou Lady GaGa?Editar

A grafia utilizada oficialmente aqui é "Lady Gaga", ainda que não haja uma forma oficial para seu nome artístico. Ao começar sua carreira e adotar o apelido era escrito "Lady Ga Ga" (pois "Radio Ga Ga", origem do nome, é escrito desta forma) e com o tempo, foi individualizado e se tornou "Lady GaGa". "Lady Gaga" é uma forma mais simplificada e popular, naturalmente originável. O iTunes, por exemplo, usa "Lady GaGa". Já em sua conta no Twitter aparece "Lady Gaga". No fim das contas, acaba por ser uma escolha pessoal.

Introduzindo um artigoEditar

No começo de todo artigo, o título ou o assunto, ao ser citado no texto, deve vir em negrito. Ainda que o título principal do artigo já seja destacado acima de tudo, é útil para o leitor enfatizar sua primeira citação no texto.

Haus Of Gaga é...

Títulos e seçõesEditar

Os títulos e/ou seções são divididos em diversos níveis. Acima de tudo, há o título do artigo, que precede o corpo do texto e não é formatável. Na formatação do artigo, surgem os títulos editáveis, que são distribuídos em níveis descrescentes e estão disponíveis para uso na caixa de formatação (Título 2 à Título 5) ou cercando o texto desejado por dois sinais ou mais sinais de igual (=), de cada lado, na edição de código-fonte (quanto mais sinais de igual de cada lado, menor é o subnível do título).

Evite usar links em títulos. Dependendo da configuração de alguns navegadores, alguns usuários podem não visualizar estes links corretamente. É mais adequado utilizar links no corpo do texto, mesmo que seja numa frase única após o título.

Informações adicionaisEditar

É usualmente possível que haja a necessidade de fazer observações, esclarecimentos ou de se comentar certos pontos contestáveis ou pendentes no artigo. Caso haja uma quantidade considerável de informação a ser dada em nota, crie uma nova seção nomeada da seguinte forma:

==Em nota==

Alternativamente, opte por incluir comentários ou informações adicionais na mesma seção, apenas criando um novo parágrafo pequeno (de no máximo três linhas).